O que é SEO? Como funciona o SEO?

SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization , que nada mais é  que um conjunto de técnicas de otimização utilizadas em sites, blogs e páginas na web que tem como objetivo posicionar melhor seu site ou blog , ou seja, aparecer nas principais pesquisas na internet de forma orgânica ( Forma orgânica é sem pagar pessoal) e claro se você aparece mais, consegue ganhar mais autoridade e se está em destaque na internet consequentemente têm mais possibilidades de vender.

Hoje é impossível falar em Marketing Digital sem SEO

Quem não quer ter seu site na primeira página de pesquisa do Google e ainda mais sem pagar para estar lá .É praticamente meio caminho andado.

Já parou para pensar que nesse momento estão sendo feitas milhões de pesquisas no Google e em outros buscadores.

Quando falo outros buscadores , não sei se sabem mas temos além do Google, temos diversos como o Bing, Yahoo, Pinterest e o próprio Youtube.

Hoje esses buscadores dão respostas e tiram dúvidas das mais variadas , desde as pessoas que nesse momento querem simplesmente comprar algum eletrônico ou tirar alguma dúvida ou um serviço que esteja precisando.

A importância de estar na primeira página é tão importante que vocês não fazem ideia. Não sei se vocês sabem porém menos de 1% das pessoas quando pesquisam algo vão para segunda página dos resultados de pesquisa

Ou seja, estar presente na primeira página é oportunidade de gerar tráfego, trazer autoridade e aumentar e muito suas chances de vender mais.

Só para vocês entenderem como funciona o Google. O Google vai querer sempre entregar o melhor conteúdo para o usuário que utiliza seus serviços para que esse usuário tenha uma experiência positiva ao usar seus serviços.

Quando ele coloca uma página na primeira página e você entra nela através de uma busca feita ele vai analisar o tempo que ficou na página consumindo aquele conteúdo. Se você ficou muito tempo ele entende que você teve uma experiência positiva e com isso quando alguém buscar pelo que você buscou ele vai sugerir aquele site novamente. E é assim que funciona.

Vou falar do Google que é um dos principais motores de busca. Apesar de alguns critérios serem diferentes o objetivo final dos demais buscadores é sempre o mesmo.

 Hoje os motores de buscas são sistemas formados por uma série de algoritmos, que tem como objetivo 1 -rastrear ,  2 -indexar e por fim 3 – ranquear seu conteúdo . Vou explicar cada fase como funciona

  • Fase – Rastrear – O Rastreamento é onde os Buscadores irão rastrear os conteúdos na web através de robôs que seguem links e atualização de novas páginas
  • Fase- Indexação – A indexação nada mais é que a organização desses conteúdos que foram rastreados de acordo com o tempo de carregamento de cada página e palavras-chaves utilizadas
  • Ranqueamento- É a definição da colocação ou classificação de um site em uma pesquisa. E é aqui que o SEO se bem utilizado vai aparecer.
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Quando alguém busca por algo na internet. O Google vai procurar no conteúdo que ele rastreou e indexou , ou seja , no conteúdo que ele coletou e organizou na fase 1 e 2 e vai procurar por palavras-chaves  dentro desses conteúdos que tenham a melhor resposta para oferecer a seu usuário e vai entregar o melhor conteúdo.

Tudo isso feito por um sistema de inteligência artificial especializado em linguagem natural que compreende como o ser humano faz buscas

 

Dizem que hoje o Google analisa mais 150 fatores, que combinados entre eles irão determinar o ranqueamento de um site.

 

Esses fatores se dividem em SEO ON PAGE e SEO OFF PAGE.

 

SEO ON PAGE – Como o próprio nome diz ON PAGE , que nada mais que a otimização de elementos da sua própria página.

 

Aqui a ideia é o que você otimizar suas próprias páginas para melhorar a experiência do visitante e facilitar a leitura do site pelo Google. EXEMPLO:

  • CONTEÚDO .

Quando você busca por conteúdo na internet referente SEO você  percebe que o resultado é um conteúdo educativo, onde dizem o que é SEO , para que serve e as melhores práticas.

Com isso se você quer estar bem posicionado você deve gerar esse tipo de conteúdo

Bem diferente se você estivesse procurando por cortes de cabelo, que no caso os resultados seriam imagens de cortes …ou seja , se você tem um salão de cabeleireiro seu conteúdo tem que ter imagens.

  • TÍTULO Tag.

O Título Tag, deve ter a palavra chave do que a pessoa está buscando e deve chamar a atenção , lembre-se que nas pesquisas do Google é ele que vai aparecer e não seu texto então tem que ser atrativo para que o usuário tenha interesse de clicar e ver seu conteúdo..

  •  URls devem ser claras para os leitores , devem ser evitadas as URL com números e caracteres sem sentido e inclusive devem ser evitadas as  URL enormes

Se para nós é complicado assimilar uma URL grande ou com números misturados você imagina para o robô ou Algorítimo do Google.

 

 O SEO OFF PAGE-  Quer dizer fora da sua página.

  • QUANTIDADE DE BACKLINKS. Aqui são links de outros sites que indicaram seu site, ou seja a pessoa esta lendo por exemplo sobre marketing digital em algum lugar e dentro do texto dela tem um link que direciona para meu site por exemplo me indicando.
  • QUALIDADE DE BACKLINKS

Já sei que pensou vou ter vários sites e um indica o outro rsss,.. não vai adiantar nada porque o Google vai ver a autoridade desse site que lhe indicou. Se é um site com fluxo grande de pessoas, normalmente sempre tem que vir de sites maiores que o seu.

Esses são alguns fatores que o Google se utiliza para determinar o nível de autoridade de um site no SEO OFF PAGE.

5 Benefícios do SEO

  • Aumentar tráfego orgânico – Se você aparece mais, mais pessoas irão entrar no seu site.
  • Gerar leads – Por que? – Porque mais pessoas no seu site , mais contatos.
  • Gerar vendas – Se  você tem mais fluxo de contatos, mais vendas.
  • Se você está em evidência , você automaticamente ganha autoridade.
  • Redução de custo de aquisição de cliente –  essa redução dos custos dos clientes acontece porque todas as estratégias utilizadas não são pagas e com isso seu ROI aumenta visto que não gasta em anúncios.