SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization, que nada mais é que um conjunto de técnicas de otimização utilizadas em sites, blogs e páginas na web que tem como objetivo posicionar melhor seu site ou blog , ou seja, aparecer nas principais pesquisas na internet de forma orgânica ( Forma orgânica é sem pagar) e claro se você aparece mais, consegue ganhar mais autoridade e se está em destaque na internet consequentemente têm mais possibilidades de vender.
Hoje é impossível falar em Marketing Digital sem SEO
Quem não quer ter seu site na primeira página de pesquisa do Google e ainda mais sem pagar para estar lá .É praticamente meio caminho andado rsss..
Já parou para pensar que nesse momento estão sendo feitas milhões de pesquisas no Google e em outros buscadores.
Quando falo outros buscadores , não sei se sabem mas temos além do Google, temos diversos como o Bing, Yahoo, Pinterest e o próprio Youtube.
Hoje esses buscadores dão respostas e tiram dúvidas das mais variadas , desde as pessoas que nesse momento querem simplesmente comprar algum eletrônico ou tirar alguma dúvida de um serviço que esteja precisando.
A importância de estar na primeira página é tão importante que vocês não fazem ideia. Hoje menos de 1% das pessoas que pesquisam por algo vão para segunda página dos resultados de pesquisa. Ou seja, estar presente na primeira página é oportunidade de gerar tráfego, trazer autoridade e aumentar e muito suas chances de vender mais.
Como funciona o Google ?
O Google vai querer sempre entregar o melhor conteúdo para o usuário que utiliza seus serviços para que esse usuário tenha uma experiência positiva ao usar seus serviços.
Quando ele coloca uma página na primeira pagina e você entra nela através de uma busca feita, ele vai analisar o tempo que ficou na página consumindo aquele conteúdo. E se você ficou muito tempo ele entende que você teve uma experiência positiva e com isso quando alguém buscar pelo que você buscou ele vai sugerir aquele site novamente. E é assim que funciona.
Vou falar do Google que é um dos principais motores de busca. Apesar de alguns critérios serem diferentes o objetivo final dos demais buscadores é sempre o mesmo.
Hoje os motores de buscas são sistemas formados por uma série de algoritmos, que tem como objetivo:
1 -rastrear;
2 -indexar;
3 – ranquear seu conteúdo.
Como funciona cada fase?
Rastrear
O Rastreamento é onde os Buscadores irão rastrear os conteúdos na web através de robôs que seguem links e atualização de novas página.
Indexação
A indexação nada mais é que a organização desses conteúdos que foram rastreados de acordo com o tempo de carregamento de cada página e palavras-chaves utilizadas
Ranqueamento
O Ranqueamento é onde é definida a colocação ou classificação de um site quando for feita uma pesquisa. E é aqui que o SEO se bem utilizado vai aparecer.
O que acontece quando alguém busca por algo na internet?
O Google vai procurar no conteúdo que ele rastreou e indexou , ou seja , no conteúdo que ele coletou e organizou na fase 1 e 2 e vai procurar por palavras-chaves dentro desses conteúdos que tenham a melhor resposta para oferecer a seu usuário e vai entregar o melhor conteúdo.
Dizem que hoje o Google analisa mais 150 fatores, que combinados entre eles irão determinar o ranqueamento de um site.
Esses fatores se dividem em SEO On Page e SEO Off Page.
SEO ON PAGE
Como o próprio nome diz On-Page – Otimização de elementos na sua própria página. Aqui a ideia é você analisar e ver o que pode fazer para otimizar suas próprias páginas com o objetivo de melhorar a experiência do visitante e facilitar a leitura do site pelo Google.
Exemplos:
- Conteúdo: Quando você busca por conteúdo na internet referente a SEO e você percebe que o resultado é um conteúdo educativo, onde dizem o que é SEO , para que serve e as melhores práticas. Caso queira estar bem posicionado devemos gerar esse tipo de conteúdo. Como foi feito aqui nesse artigo. Porém se você procurar por cortes de cabelo , seu conteúdo deve ser com imagens de cortes de cabelo, diferente desse artigo que é educativo. Ou seja, se você tem um salão de cabeleireiro seus posts devem ser com cortes. Tipo mostrando um antes e depois.
- Título-Tag: O Título deve ter a palavra chave do que a pessoa está buscando e deve chamar a atenção , lembre-se que nas pesquisas do Google é ele que vai aparecer e não seu texto então tem que ser atrativo para que o usuário tenha interesse de clicar e ver seu conteúdo.
- URls: As Urls devem ser claras para os leitores ,devem ser evitadas as URL com números, caracteres sem sentido e devem ser evitadas as URL enormes.
SEO OFF PAGE
Como o próprio nome diz Seo off page, fora da sua página.
- Quantidade de backlinks. Aqui são links de outros sites que indicaram seu site, ou seja a pessoa esta lendo por exemplo sobre marketing digital em algum lugar e dentro do texto dela tem um link que direciona para meu site por exemplo me indicando.
- Qualidade de backlinks. Já sei que pensou vou ter vários sites e um indica o outro rsss,.. não vai adiantar nada porque o Google vai ver a autoridade desse site que lhe indicou. Se é um site com fluxo grande de pessoas, normalmente sempre tem que vir de sites maiores que o seu.
Esses são alguns fatores que o Google se utiliza para determinar o nível de autoridade de um site no SEO off page.
Quais os 5 benefícios do SEO ?
- Aumentar tráfego orgânico – Se você aparece mais, mais pessoas irão entrar no seu site.
- Gerar leads – Mais pessoas no seu site , mais contatos ( Leads).
- Gerar vendas – se tem mais fluxo de pessoas , terá mais vendas.
- Se você está em evidencia , você automaticamente ganha autoridade.
- Redução de custo de aquisição de cliente – essa redução dos custos dos clientes acontece porque todas as estratégias utilizadas não são pagas e com isso seu ROI aumenta visto que não gasta em anúncios.